Cadeias de Valor Sustentáveis

Coletivo do Pirarucu debate futuro e aprimoramentos do manejo sustentável na Amazônia

A promoção de reuniões para trocar experiências é componente do planejamento estratégico de atuação na cadeia do pirarucu. Foto: OPAN

Quando o assunto é pirarucu, a grandeza está sempre envolvida: o tamanho do peixe, as dimensões das áreas protegidas e o empenho das comunidades manejadoras. Essas forças foram apresentadas, analisadas e discutidas no encontro  do Coletivo Pirarucu, que ocorreu em Manaus nos dias 8, 9 e 10 de março. O evento, o primeiro presencial desde o início da pandemia da Covid-19, reuniu lideranças comunitárias de nove associações de base. Os coordenadores de manejo que estiveram na reunião mobilizam, diretamente cerca de 3 mil manejadores , em 11 áreas, de oito municípios do Amazonas.

Nos três dias do encontro, os representantes das associações, de órgãos do poder público,  de instituições que assessoram o trabalho dos manejadores e outros apoiadores relataram as práticas positivas e as transformações que o manejo tem proporcionado na vida das comunidades. A promoção de reuniões para trocar experiências é componente do planejamento estratégico de atuação na cadeia do pirarucu. “O coletivo é um fórum muito importante para o desenvolvimento de propostas e estratégias conjuntas, visando a valorização e o fortalecimento do manejo participativo do pirarucu, e para a comercialização do pescado”, explica Leonardo Pereira Kurihara, coordenador de projetos do Programa Amazonas, da Operação Amazônia Nativa (OPAN). 

O apoio às reuniões do coletivo faz parte do projeto Cadeias de Valor Sustentáveis e Gestão Territorial e Ambiental em Áreas Protegidas da Amazônia Brasileira, que tem suporte da USAID/Brasil, por meio da PCAB (Partnership for the Conservation of Amazon Biodiversity), e é implementado pelo Instituto Internacional de Educação Brasil (IEB), sob coordenação técnica do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: https://gostodaamazonia.com.br/coletivo-do-pirarucu-debate-futuro-e-aprimoramentos-do-manejo/

#ICMBio #pirarucu