Cadeias de Valor Sustentáveis

Asproc lança loja virtual para venda do pirarucu de manejo sustentável em Manaus

Moradores da cidade podem adquirir produtos da sociobiodiversidade produzidos por agroextrativistas de comunidades ribeirinhas da região do Médio Juruá

Esse é mais um passo dado pela Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) ao lançar a loja virtual para venda de produtos da sociobiodiversidade amazônica aos moradores de Manaus (AM). 

No site, é possível comprar filé, lombo e ventrecha de pirarucu da marca Gosto da Amazônia apenas com alguns cliques. E não para por aí. O consumidor também pode adquirir farinha de mandioca branca ou amarela, polpas de cupuaçu e de açaí. Todos os produtos são produzidos por agroextrativistas de comunidades ribeirinhas da região do Médio Juruá. 

Além de aproximar a Asproc da população de Manaus, a  iniciativa beneficia cerca de 740 famílias de 55 comunidades tradicionais. A comercialização online garante um mercado para os produtos por preço mais justo. 

Para Manoel Cunha, agroextrativista da Comunidade São Raimundo da Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá, a loja virtual “ajuda no escoamento da produção em tempo viável para a organização retornar seu fluxo de compra e venda dos produtos, ou seja, manter o ciclo funcionando tanto para os produtores quanto para a associação. A gente produz com base naquilo que a biodiversidade e a natureza nos oferecem, e para isso, existe um jeito de produzir, de agregar valor e de comercializar. Se a gente consegue acessar os mercados com preço mais justo, consegue dar velocidade no escoamento da nossa produção, isso garante que a gente continue vivendo no nosso modo tradicional de vida, continuando nossas práticas de produção e trazendo novas perspectivas de produção sustentável para as populações do Médio Juruá”.

O apoio para a construção do site faz parte da estratégia de fortalecimento da cadeia produtiva do pirarucu e é mais um braço da comercialização no varejo. Um trabalho feito por meio de diversas parcerias e apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).  A Asproc é reconhecida pelo desenvolvimento do “Comércio Ribeirinho da Cidadania e Solidário”, tecnologia social premiada pela ODM Brasil.

#ASPROC #GostodaAmazônia #indígenas #pirarucu #USAID #USFS