Cadeias de Valor Sustentáveis

Cadeias de Valor Sustentáveis

O projeto Cadeias de Valor Sustentáveis atua nos cinco elos da cadeia de valor de quatro produtos da sociobiodiversidade: açaí, castanha-da-amazônia, madeira de manejo comunitário e pirarucu.

No primeiro elo, o manejo, é realizado o extrativismo, que é executado de maneira ordenada, sustentável e com boas práticas em florestas, lagos e rios de áreas protegidas da Amazônia. Quem realiza são os povos indígenas e as comunidades tradicionais beneficiárias dessas áreas.

Práticas realizadas após a coleta dos produtos da floresta (extrativismo) que conferem ao recurso natural extraído condições mínimas para garantir a qualidade da etapa seguinte de processamento, que o transformará em produto para uso final. Geralmente, são atividades realizadas próximas aos locais de coleta do produto pelas famílias organizadas coletivamente em associações ou cooperativas. Em alguns casos, os empreendimentos comunitários pagam seus associados a partir desse elo.

Processamento do recurso natural em produto para consumo realizado dentro das áreas protegidas, em centros urbanos próximos às áreas protegidas ou mesmo em centros urbanos maiores. Nos casos em que esse elo está sob a governança das populações tradicionais, o processamento é feito por associações, cooperativas ou grupos de representantes organizados. Há casos em que há a comercialização do produto para processamento por empresas privadas. Em algumas situações, os empreendimentos comunitários pagam seus fornecedores a partir desse elo.

Etapa da cadeia produtiva em que situações específicas e aspectos logísticos são determinantes para o estabelecimento das relações entre os atores do processo produtivo e de transformação. Os produtos processados por empreendimentos coletivos podem ser comercializados para distribuidores privados tanto próximos dos locais de beneficiamento quanto em centros urbanos grandes, próximos ao mercado consumidor.

Em alguns poucos casos, o produto pré-beneficiado pode seguir diretamente para o consumo, a exemplo do pirarucu, quando comercializado em feiras nas cidades do interior. Em outras situações, o produto processado pode ser vendido para o varejo ou diretamente para o consumidor, sem passar por distribuidores, em mercados próximos ou distantes dos locais de processamento. Em outros casos, o mercado recebe o produto de distribuidores privados. Entre todos os elos, há a necessidade de observância de boas condições.

Conheça a atuação do projeto em todas as cadeias produtivas!

pirarucu

castanha-da-amazônia

Açaí

madeira de manejo comunitário