Cadeias de Valor Sustentáveis

Biblioteca virtual reúne informações sobre a castanha-do-Brasil desde o século 19

Iniciativa do OCA, lançada em maio, conta com mais de 1.200 itens em diversos formatos e inclui material em nove idiomas

Maio, 2022 – Precisa de uma receita culinária que inclui a castanha-do-Brasil? Busca guias com boas práticas adotadas na cadeia produtiva? Quer tirar dúvidas sobre o impacto da castanha para a economia local e para a conservação da biodiversidade? Todas essas informações e documentos podem agora ser encontrados em um só local: a Biblioteca Virtual do OCA (Observatório Castanha-da-Amazônia), o maior repositório especializado no tema.

A biblioteca foi lançada em maio e conta atualmente com 1.245 itens em diversos formatos e tipos, incluindo material em nove idiomas, com datas que vão desde 1808 até hoje. Foi pensada para ser um ambiente de referência para pesquisas, consultas e descobertas sobre a castanha-do-Brasil.

Para Raquel Rodrigues dos Santos, pesquisadora responsável pelo levantamento de materiais e organização da biblioteca, a plataforma inova ao reunir em um só lugar a diversidade de produção sobre castanha, que sempre esteve dispersa. 

“Quem trabalha com castanha, do extrativista ao consumidor, passando por pesquisadores e pesquisadoras, não tinha, até o momento, um local público e aberto onde buscar essa diversidade de materiais de uma maneira direcionada e com facilidade”, diz.

Além da pesquisadora, a sistematização do material contou com a participação de Maria Luíza Camargo, e o sistema da plataforma é de autoria da Terra Krya. Pesquisadores e instituições parceiros do OCA ajudaram na seleção e compartilhamento do material.

O OCA é uma rede de organizações que atua para desenvolver a cadeia da castanha, produzindo conhecimento e mobilizando os atores para consolidar um mercado justo visando a valorização das comunidades e dos povos envolvidos e a conservação da floresta. 

Integram a rede dois parceiros implementadores da PCAB – o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas –, além do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), Imaflora, Pacto das Águas, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Fundação Vitória Amazônica (FVA), WWF-Brasil, Conexsus, Instituto Socioambiental (ISA), Associação Floresta Protegida, Embrapa, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Memorial Chico Mendes.

O projeto de estruturação do OCA é financiado pela USAID/Brasil, Aliança pelo Clima e Uso da Terra (CLUA, na sigla em inglês) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O que está disponível – Com um levantamento realizado em mais de 30 bancos de dados e repositórios, ou recolhido diretamente com pesquisadores e instituições parceiras do OCA, cerca de metade dos documentos levantados é composta de artigos científicos.

Porém a biblioteca conta com publicações não convencionais e não comerciais, e textos difíceis de encontrar em canais tradicionais de distribuição. Para atender ao público estrangeiro, a busca funciona por palavras-chave em inglês e espanhol.

Há materiais curiosos, como vídeos em russo e coreano, desenhos e manuscritos dos séculos XVIII e XIX e produções na língua WaiWai.

“Para nós que ajudamos na organização da biblioteca foi um processo super prazeroso, repleto de descobertas interessantes, justamente por essa riqueza de expressões. A gente acredita que essa compilação, além de ajudar as pessoas que precisam dessas diversas informações, vai ajudar a mostrar para o mundo o valor que a castanha tem”, afirma Raquel.

Acesse a Biblioteca Virtual do OCA

Fonte: https://pcabhub.org/pt-br/noticias/noticias-destaques-pcab/biblioteca-virtual-reune-informacoes-sobre-a-castanha-do-brasil-desde-o-seculo-19

#castanha