Cadeias de Valor Sustentáveis

Cooperativa indígena é aprovada pelo Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Rondônia

Colheita do açaí

Castanha-da-amazônia e açaí de manejo sustentável serão distribuídos para escolas e o Centro de Referência e Assistência Social do estado

Por: Karoline Diniz

A Coopirb (Cooperativa dos Povos Indígenas do Rio Branco) foi aprovada pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Estado de Rondônia e agora a castanha-da-amazônia e o açaí serão distribuídos para reforçar a alimentação das crianças de uma creche, um colégio municipal e para pessoas atendidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). No total, serão entregues ao longo do ano 2.9 mil litros de açaí e 2.4 mil litros de castanha in natura. 

A ação gera ótimos resultados: mais renda aos cooperados, ampliação de parcerias da cooperativa e das ações para buscar novos mercados, além do fortalecimento da gestão administrativa e financeira da cooperativa.

“A proposta chega num momento oportuno, onde tanto o preço da castanha in natura e do açaí estavam em queda. Deste modo, representa uma conquista importante na estratégia de comercialização para ambas as safras, trazendo segurança para os manejadores,” comemora Ellysson Kanoé, presidente da Coopirb. 

O Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), o Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), a Organização Não Governamental Pacto das Águas e demais instituições parceiras, atuaram para o fortalecimento do manejo e comercialização da castanha-da-amazônia e do açaí na Terra Indígena Rio Branco.

Histórico

Nos sete anos de atuação do projeto Cadeias de Valor Sustentáveis, foram realizadas intervenções em todos os elos das duas cadeias produtivas. A implementação da agroindústria de processamento de polpa de açaí da T.I Rio Branco teve o apoio do USFS, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e outras parcerias.

As mulheres e os jovens maiores de 16 anos assumiram o protagonismo fundamental na gestão e na operação da agroindústria da Associação Doá Txatô, que gere a agroindústria da T.I. Rio Branco. A agroindústria foi regularizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o empreendimento desenvolveu a marca Do´açaí, e já fornece polpa para as lojas e mercados de Alta Floresta d’Oeste, em Rondônia, que compram antes mesmo de iniciar a coleta, dada a alta demanda pelo produto na cidade.

Por meio das parcerias, além de apoiar o acesso às políticas públicas, o projeto oportunizou a chegada desses produtos aos mercados locais, aprimorando a estrutura de escoamento da produção, o marketing e a negociação e estabelecimento de contratos com compradores.

Dentro da Terra Indígena, foram realizadas assessorias técnicas para:

  • Produção pelas comunidades;
  • Mapeamento do potencial produtivo dos açaizais;
  • Oficinas e capacitação em boas práticas para coletores em técnicas de escalada e segurança do trabalho;
  • Capacitação em boas práticas de beneficiamento para as famílias envolvidas nas atividades e, também, para a gestão de empreendimento comunitário para aqueles representantes que assumiram a liderança na gestão.

O projeto também apoiou a aquisição de equipamentos de proteção individual para a atividade de coleta do açaí, possibilitando melhores condições de segurança para o manejador. E promoveu, ainda, a aquisição de equipamentos, quadriciclos e outros meios de transporte.

Cooperativa dos Povos Indígenas do Rio Branco

A Coopirb foi fundada em 05 outubro de 2020 e tem 42 cooperados sócio fundadores, sendo a grande maioria associados da Associação Doá Txato, que a muitos anos tem trabalhado em prol dos direitos dos povos indígenas da região, com o objetivo de fortalecer a comercialização dos produtos extrativistas e da agricultura familiar na Terra Indígena Rio Branco.

Devido à crescente necessidade de comercializar os produtos indígenas, a cooperativa vem ganhando força com o objetivo de aumentar sua área de abrangência e beneficiar o maior número de indígenas na cidade de Alta Floresta D’Oeste em Rondônia, sendo a única cooperativa indígena nesta região.

#açaí #Amazônia #castanha #ICMBio #indígenas #Manejo #PAA #USAID #USFS